Gerenciamento de Serviços de TI

Caros,
Estou lendo o seguinte livro: Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI. Escrito por Marcos André dos Santos Freitas.
A seguinte definição no livro me chamou a atenção pela simplicidade e facilidade de entendimento:
“ISO, PMBOK, COBIT e ITIL não são modelos exclusivos e funcionam melhor se utilizados em conjunto. Um sistema de gestão baseado na ISO 9000 auxilia a empresa a trabalhar em uma estrutura de gestão por processos. O PMBOK auxilia os profissionais de projetos a gerenciarem os programas e projetos da empresa com qualidade. O COBIT estabelece objetivos de controle que servem como base para medir a maturidade e conformidade de TI com o negócio.”
“ITIL não é uma regra obrigatória a ser seguida, é um conjunto de recomendações baseadas em boas praticas de Gerenciamento de Serviços de TI.”
Planejamento Estratégico da Empresa => Negócio da Empresa
Sistema de Gestão da Qualidade => ISO 9000
Portfólio de Projetos ou Programas => PMBOK
Departamento de TI
Objetivos de Controle da TI => COBIT
Processos Internos da TI => ITIL e MOF
Paralelo ao ITIL nasceu o MOF – Microsoft Operations Framework: é uma estrutura de melhores práticas formada por guias, princípios e atividades que ajudam a planejar, entregar, operar, gerenciar e melhorar serviços e soluções de TI, de forma confiável e padronizada.
Para conhecer uma Visão Geral do MOF, sugiro assistirem o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/v/w-Xt0xI0RP0&hl=pt-br
Caso tenham maior interesse pelo Projeto MOF, acessem o seguinte site: www.mof.com.br.
Abraços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como integrar o GLPI e o OCS Inventory NG

VBSCRIPT - MENSAGENS DO WINDOWS

Instalando o Windows 7 no Ultrabook Samsung Series 5 Ultra