Detectar o SSD drive através dos BIOS




BIOS é um software de sistemas inserido dentro de seu computador que o ajuda a iniciar e definir a maioria dos periféricos do seu hardware.
A função inicial da BIOS é identificar, testar e inicializar dispositivos do sistema, tais como a placa de vídeo, disco rígido, dispositivos USB e outros hardwares.

BIOS pode ser acessada normalmente quando inicializado o computador. Geralmente requer pressionar uma tecla de função, tais como F1, F2 ou F10, para ter acesso. Às vezes não é uma das teclas de função, mas as teclas Delete ou ESC.

Para mais informações atualizadas sobre a BIOS, procure informações fornecidas pelo fabricante da BIOS ou do fabricante do controlador SATA.

SOLUÇÃO - Detectar a unidade nos BIOS:
Na maioria dos casos, o SSD será automaticamente detectado pela BIOS. Em alguns casos, a BIOS ira mostrar o número do modelo da unidade, enquanto em outros casos, só indicam a existência de uma unidade e sua capacidade.

Image
Image

SOLUÇÃO - A unidade não é detectado pela BIOS:

Há poucos motivos para a não detecção de uma unidade na BIOS:

1. A porta SATA não está ativada
2. Problema nos cabos ou nas conexões
3. Unidade defeituosa

SOLUÇÃO - Ativar a porta SATA:
Se o seu drive não é detectado, pode ser porque ele está OFF na configuração do sistema. Quando adicionar uma unidade ao sistema, pode ser necessário habilitar a porta ligando-a ON na configuração do sistema.

No exemplo abaixo você pode ver como é possível habilitar ou desabilitar todas as portas SATA, colocando OFF ou ON.

Image
SOLUÇÃO - Problemas em cabos e conexões:
Em caso de cabos SATA danificados ou conexão, a BIOS não ira detectar a unidade. Conexões SATA são bastantes frágeis e às vezes podem apresentar falhas de conexão.

Uma boa maneira de testar um cabo é reconecta-lo a unidade. Se ainda assim não funcionar, tente substituí-lo por outro cabo. Se o problema persistir, então, o cabo não é a causa do problema. Além disso, se outra unidade está disponível, confira essa unidade no mesmo cabo. Isso irá te ajudar a entender se o problema é um problema da unidade ou um problema do sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como integrar o GLPI e o OCS Inventory NG

VBSCRIPT - MENSAGENS DO WINDOWS

Instalando o Windows 7 no Ultrabook Samsung Series 5 Ultra