Fazendo uma instalação limpa do Windows em ultrabook da Samsung


Posted about 9 meses ago | 271 comments

Alguns meses atrás eu comprei um Ultrabook Série 5 da Samsung  (porém essa dica funciona com o Chronos ou série 7 também), que estava com Windows Home Premium, com um monte de tranqueira da Samsung instalada (os famosos crapware).
Sem contar que dos 500 GB, 25 GB estava marcado como “instalação OEM” e que eu NÃO poderia usar. Porém, o DVD que vem junto com o ultrabook de instalação do Windows é uma instalação limpa, sem qualquer tipo de crapware.
Como o Ultrabook não tem leitor de CD/DVD/BLU RAY, fiz uma cópia do DVD para uma ISO, que adicionei no pendrive.
Entrei na BIOS e desabilitei  “fast boot”, para que reconhecesse o pendrive  na inicialização. Dei boot, reconheceu pendrive fiz a instalação, tudo maravilhoso… tudo feliz.
Quando acabei de reinicializar, aparece a seguinte mensagem  “Missing Operation System” em loop. De começo imaginei que fosse mídia com problema, mas, fiz os testes comprovando que não era, tentei outras vezes e nada.
Até quando fui entender que na verdade o problema todo era causado por um feature que é um dos maiores atrativos do modelo, o “ExpressCache Diskeeper”.
Esse sistema funciona como um otimizador de desempenho. O ultrabook vem com um disco SSD de 8/14 GB instalado, que o sistema envia os setores de boot e programas mais usados, para que sejam fornecidos com muita rapidez (permitindo dar boot e usar o Windows em 3 segundos).
Tudo muito bom, tudo muito lindo, mas, isso causa um problema na instalação do Windows, que por sua vez (não imagino porque) só instala a partição reservada criada na instalação no SSD.
Dessa forma, a instalação no disco rígido ocorria sem problema algum, mas, ao reiniciar o ExressCache não deixava que o Windows inicializasse, já que a sua ”partição reservada de 100 megas” estava no SSD e a partição de instalação esta no HD.
Depois de algum tempo encontrei uma solução, trabalhosa, mas, que finalmente funcionou!
 Já adianto que não é tão simples, mexe com partições usando linha de comando, a responsabilidade é somente sua, caso apague arquivos que não gostaria de perder e não tinha feito backup, ok?
Fase 1
  1. De boot pelo DVD ou USB com instalação do Windows
  2. Ao invés de instalar o Windows, entre no comando “Reparar” e depois “Prompt de comado”
  3. Com o Prompt aberto digite “diskpart” e aguarde alguns segundos.
  4. Execute o comando “List Disk”, para mostrar quantos HD’s/SSD você tem (no meu caso, 0 foi o Hard Disk e 1 foi o SSD.
  5. Selecione o Disco que vai instalar o Windows (ou seja, considerando que seja o HD) com o comando “sel disk 0” (lembre-se, que no MEU caso 0 é o disco rígido, no seu pode ser outro número, para saber mais facilmente é só ver o tamanho do disco, o SSD sempre é muito menor).
  6. Digite o comando “clean” (lembre-se, TUDO o que você tiver no disco vai ser apagado e sem chance de recuperação, tome cuidado).
  7. Crie uma partição de 100 megas (caso seja Windows 7) ou de 350 megas (caso seja Windows 8), com o comando “create part primary size=100”
  8. Formate a partição com  o comando “format fs=ntfs quick”, para que possa receber dados.
  9. Agora, de “assine” a partição com uma letra, no caso “k”, com o seguinte comando: “assign letter=k”
  10. Agora, crie  a partição onde vai ser instalado o Windows, no meu caso, criei uma partição de 250 GB, com o comando:  “create part primary size=250000”
  11. Formate a partição “format fs=ntfs quick”
  12. Como ultimo passo assine a partição com uma letra  “assign letter=C”
  13. Agora, saia do Prompt do Comando e escolha sair e depois “Reiniciar” (com a mídia de instalação no Drive).
Fase 2
  1. Ao reiniciar, entre na instalação normal do Windows e tome cuidado quando for escolher a partição aonde o Windows será instalado, para que escolha a partição correta (ou seja, no meu caso a partição de 250 GB que EU criei).
  2. Depois de toda a etapa, o Windows vai reiniciar sua maquina, reinicie com a mídia de instalação, entre na instalação de novo, depois “Reparar”>”Prompt de Comando”
  3. De o comando “diskpart” e depois “list vol”, então, você vai reparar o porque TODO o problema acontece. Perceba  que tem 2 partições com 100 MB (mesmo com você criando apenas uma), sendo que uma esta no HD (que você criou) e outro do SSD (que a instalação padrão do Windows criou).
  4. Sabendo disso, selecione a partição que o windows criou (no SSD) com o comando “sel vol NUMERO_DA_PARTIÇÃO” (no meu como exemplo ficou  “sel vol 1”) e depois apague com o comando “clean”
  5. Agora, basta selecionar a partição que sobrou de 100 MB (ou 350 para Windows 8) com o comando “sel part 0” (No meu caso, 0 foi a partição que criei com 100 MB) e depois de o comando “active”
  6. Digite “exit” (para sair do diskpart), e de o comando “bcdboot c:\windows /s k:”
Fase 3
  1. Retire a mídia de instalação e reinicie. Pronto, agora vai conseguir instalar.
Tudo poderia ser MUITO mais fácil, caso a instalação do Windows permitisse escolher aonde instalar a partição reservada do sistema, mas, como isso não é possível… damos o nosso jeito! ;)

___________________ Update 09-01-2013! ___________________
Com o número grande de perguntas sobre o Express cache e alguns drivers no Windows 8, resolvi compartilhar mais uma dica!
A Samsung liberou uma página especifica para que usuários que tenham adquirido algum de seus ultrabooks, notebooks e PC’s da marca possam atualizar os drivers sem maiores problemas, nesse endereço.
Caso prefira, nesse link (oficial da Samsung) tem o programa OFICIAL da Samsung para que você possa instalar.
Esse software após instalado verifica todos os drivers da sua maquina e faz uma busca no banco de dados da Samsung para te oferecer versões novas feitas para o Windows 8, tudo de forma automatizada (e muito bem feita).
Clique em “Install all” para instalar tudo de uma vez, ou você pode escolher quais quer instalar (eu instalei todos, menos o Support Center). Dentre as atualizações, a primeira é de BIOS (que talvez seja a mais importante, então faça exatamente o que lhe pede na tela e tenha paciência, para que todo o procedimento seja feito).
Após instalar tudo, basta reiniciar… como tempo de uso o ExpressCache vai otimizando o que você usa melhorando o uso, a velocidade de boot é melhorada sensivelmente logo depois de uma ou duas reinicializações.
Bem é isso,  mostramos como fazer uma instalação limpa e agora como instalar os drivers fornecidos pela Samsung especificamente para o Windows 8 ;)

___________________ Update 19-02-2013! ___________________

Galera, o nosso leitor Victor de Oliveira, fez uma gentileza para todos os leitores do Ctrl Alt Del!
Ele publicou um vídeo passo-a-passo do nosso tutorial, que com certeza vai ajudar muitas pessoas:


Agradecemos ao Victor pela ajuda e reforçamos que você leitor tem papel fundamental para nosso blog, sinta-se a vontade de nos contactar com vídeos ou matérias!

___________________ Update 11-04-2013! ___________________

Galera, para ajudar a todos a facilitar a ajuda com todas as duvidas, peço o favor de usarem o Fórum, criamos até um Link direto para usar:
Vamos nos ajudar !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como integrar o GLPI e o OCS Inventory NG

Serviço SPOOLER parando sozinho

Instalando o Windows 7 no Ultrabook Samsung Series 5 Ultra