Bloqueie programas com o WinGuard Pro
Artigo escrito por Sergio Motta
Se você compartilha o computador com outras pessoas e elas estão sempre instalando novos programas no computador, você pode utilizar o WinGuard, uma ferramenta gratuita para Windows capaz de bloquear a instalação de novos programas no computador e proteger com senha o acesso aos programas instalados.
Ao executar o WinGuard pela primeira vez, ele solicita que você digite a senha de proteção. Como a senha ainda não foi criada, deixe o campo "Password" em branco e clique em "OK" para abrir sua janela principal.
Na guia "Program Lock", você pode bloquear a execução de programas. Para proteger um programa, abra o programa que deseja bloquear, clique no botão "Lock Program" e selecione na lista, o programa desejado.
Por último, clique em "Apply" para habilitar o bloqueio. Note que as configurações demoram 1 minuto para serem efetivadas. Além disso, pode ser necessário reiniciar o Windows para que o bloqueio seja efetivado.
Em seguida crie uma senha de proteção na guia "Password". A senha irá bloquear o acesso ao WinGuard, assim como irá impedir que os programas protegidos sejam desbloqueados por pessoas não autorizadas.
Na guia "Users" você pode salvar as configurações para todos os usuários do computador ou desabilitar o WinGuard quando o usuário atual estiver logado. È possível também exibir uma mensagem para o usuário.
A partir da guia "Advanced", é possível bloquear a instalação de novos programas no computador, bloquear o acesso ao navegador Internet Explorer e por último bloquear as "ferramentas administrativas" do sistema.
Por fim, na guia "File Protection" você pode bloquear o Windows Explorer, ocultar a unidade do sistema (C) e ocultar todas a unidades do disco rígido, para evitar que outras pessoas tenham acesso ao seus arquivos.
Em resumo, a proteção do WinGuard é muito fraca. Nos testes realizados, ele bloqueou os programas em algumas ocasiões e, em outras não. Existem programas mais eficientes, como o InstallGuard e AskAdmin.
Compatível com todas as versões do Windows.
Comentários
Postar um comentário