Como economizar um absurdo de espaço em disco no seu ambiente utilizando o recurso Disk Differencing do Hyper-V

 

Na ultima semana foi questionado por um amigo sobre como ele poderia ter varias virtual machines sem gastar muito espaço em disco e eu expliquei para ele como a funcionalidade do Disk Differencing poderia ajudá-lo a economizar até 80% do espaço em disco requerido pelo sistema base para uma VM.

Em termos bem resumidos, o recurso do Hyper-V chamado Disk Differencing é um tipo de disco que requer um Parent disk para leitura e só grava a diferença entre os 2. Ou seja, se você fizer uma instalação de um Windows Server 2003 R2 que consome em media 3.4GB você pode ter vários Disk Differencing  de aproximadamente 400mb depois do mini setup.
Fazendo a conta da economia:Imagine que você precise simular um ambiente de Active Directory com Exchange e mais 8 servidores no Hyper-V, ao invés de ter que despender 10x3.4 (para começar) você vai despender 3.4 + 10x 400MB o que é uma economia absurda convenhamos.
10x3.4GB = 34GB
10x400=4GB + 3.4 do Parent Disk = 7.4
Ou seja, 80% de economia de disco !
Agora que você já conhece a teoria, vamos a pratica, com esse guia passo a passo que eu montei para que você consiga preparar com sucesso um disco para ser utilizado como parent e como montar a primeira maquina utilizando o Disk Differencing. Espero que gostem!
Passo Zero:Instale o sistema operacional base, com os service packs e tudo aquilo que você tem certeza que será útil em todas as suas VMS. (Se você tem alguma dúvida sobre como fazer esse passo dê uma olhada no meu post que ensina como instalar o Windows Server 2008 com Hyper-V).
Passo 1:Rode o sysprep para remover as configurações únicas da maquina, para que você consiga montar um domínio com várias máquinas apontando para o mesmo parent disk sem ter problemas.

Passo2:Assim que rodar o sysprep desligue a maquina e não ligue mais essa maquina, esse é seu Parent Disk e não deve mais ser religado.
Passo3:Utilizando o Hyper-V Manager, selecione New e depois clique em Hard Disk e Next


Passo4:Selecione a opção Differencing e clique em Next


Passo5:Digite o Nome e a localização do disco que será criado. Eu recomendo que você coloque esse disco em um disco diferente do Parent Disk, para que a performance de I/O fique melhor


Passo6:Nesse ponto você deve selecionar o Parent Disk (Aquele disco da VM em que rodamos o sysprep no passo n.1 e selecionar Next


Passo7:Confira os dados e selecione Finish


Passo8:Crie a nova VM, selecionando New e depois Virtual Machine.
Preencha o Nome e localização da VM e depois clique em Next


Passo9:Assinale a quantidade de memória que será utilizada e clique em Next


Passo10:Selecione a Rede que será utilizada e clique em Next


Passo11:Selecione a opção Use an existing virtual hard disk e em Location aponte para o disco que criamos no passo7. Clique em Next


 
Passo12:Confira os dados e clique em Finish


Passo13:Inicie sua VM e complete o mini setup.
 
Pronto você tem um servidor que utiliza menos que 500mb de espaço! 
Para as proximas VMs, você só precisa efetuar os passos de 8 a 13, o que normalmente não leva mais do que 10 minutos !

Abraços !

Robson Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como integrar o GLPI e o OCS Inventory NG

Instalando o Windows 7 no Ultrabook Samsung Series 5 Ultra

VBSCRIPT - MENSAGENS DO WINDOWS